quarta-feira, 26 de maio de 2010

Seres Pluricelulares.

São seres que possuem mais de uma célula, a palavra pluricelular tem origem no latim pluri, que significa "mais, maior".

Um conjunto de células semelhantes recebe o nome de tecido. Nos tecidos, as células "trabalham" juntas, desempenhando uma determinada função. Os diferentes tecidos também se agrupam formando os órgãos. Estes, por sua vez, quando desempenham uma mesma função, formam um sistema, sendo o organismo pluricelular formado pelo conjunto de sistemas, com divisão de trabalhos.

Pluricelular: Lembre-se de plural.

Exemplos de seres pluricelulares: Plantas, animais, etc.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Seres Unicelulares.

São seres que possuem uma única célula. Mas o que é uma célula? A célula é como os tijolos da nossa casa. Em uma casa de alvenaria, se você retirar todos os tijolos , o que sobra? Nada, ou quase nada. O nosso corpo – e o corpo da maioria dos seres vivos – é formado por células. A célula é a unidade funcional e estrutural do ser vivo. Ou seja: é ela que vai dar a estrutura do nosso corpo e também vai executar várias das funções de nosso organismo- como respirar e digerir.
Unicelular: Lembre-se de único.
Exemplos de seres unicelulares: Ameba, bactérias, Cogumelo (pode ser unicelular ou pluricelular), etc.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Plâncton.

A larva de uma estrela do mar é um tipo de plâncton.

A maioria dos plânctons é invisível a olho nu, medindo na maioria das vezes, menos que 1 milímetro. São esses seres uni ou pluricelulares que formam a base da cadeia alimentar em um ecossistema aquático. Outro fator que mostra a extrema importância dos plânctons para todos os seres vivos é que são eles que produzem a maior parte de todo o oxigênio existente na atmosfera.
Os fitoplânctons são plânctons de origem vegetal que possuem capacidade fotossintética, acredita-se que o fitoplâncton seja responsável pela produção de cerca de 98% de todo o oxigênio da atmosfera terrestre. Os zooplânctons formam um conjunto de organismos aquáticos de pequenos animais que não possuem capacidade fotossintética, se alimentando de grandes quantidades de microalgas.

Reinos.

1- Monera (bactérias)
Ex: Cocos, espirilos, vibriões.

2- Protista (protozoários e algas)
Ex: Amebas, tripanossomo, plasmódio.

3- Fungi (fungos)
Ex: Cogumelos, liquens, mofo.

4- Plantae (plantas)
Ex: Margaridas, coqueiro, bananeira, laranjeira.

5- Animae (animais)
Ex: Cachorro, gato, rato, peixe, humano.